terça-feira, 28 de julho de 2009

Alguns cuidados a ter no Verão


Com a chegada do Verão alguns cuidados são essenciais para a pele, devemos ter especial atenção ao nosso maior órgão, já que é ele que protege o nosso organismo contra radiações, agentes químicos, infecções e até agressões exteriores.
No Verão é necessário termos cuidados diários, mesmo quando não estamos expostos ao sol e à água, quer da praia quer da piscina. Não só devemos proteger a pele dos raios solares (evitando o envelhecimento, queimaduras, cancros de pele, etc), devemos também hidratá-la e limpá-la diariamente. Os cremes hidratantes são bastante importantes nesta altura do ano e devem conter princípios activos como aminoácidos, cologéneo, elastina, ácido hialurónico, ceramidas, ginseng, entre outros, todas estas substâncias contribuem para a manutenção adequada do teor da água na pele. Também os humectantes têm um papel fundamental, fixam a água, permitindo uma melhor hidratação da pele, já que aumentam a capacidade de hidratação da camada córnea, devem conter princípios activos como alantoína, ureia, vaselina, extracto de calêndula, extracto de alga perlada, entre outros. Devemos também dar especial atenção á alimentação, tentar eliminar da nossa dieta o consumo de gorduras e comidas muito condimentadas, em especial o sal, ingerir muita água, pois nesta altura devido ao calor perdemos muitos liquídos através da transpiração e é necessário repô-los.
Para além dos cuidados hidratantes a ter com a pele devemos também protegê-la com protectores solares, que existem já com vários graus de protecção e para os diversos tipos de pele, das oleosas ás mais sensíveis. Mesmo o banho diário deve sofrer algumas alterações, deve ser feito com água tépida, deve-se evitar banhos muito longos com água quente, pois pode provocar um ressequimento da pele. Aproveite o Verão da melhor maneira, mas com as devidas precauções, cuide de si e da sua pele.
catarina cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário