terça-feira, 5 de maio de 2009


Com o módulo de manicure/pedicure aprendemos que se pode dar às unhas um estilo consoante a personalidade e gosto de cada pessoa.
Hoje em dia, temos um leque variado de opções à nossa escolha, desde a manicure francesa, que é uma maquilhagem simples e discreta, à manicure italiana, que é uma maquilhagem de correcção, tendo também opção como a americana, a espanhola, maquilhagem de fantasia ou simplesmente maquilhagem a gosto.
Sabiam que já desde o tempo do Egipto que as mulheres pintavam as unhas usando tinta derivada de plantas?

2 comentários:

  1. olá, tenho as unhas muito fracas e quebradiças, poderíam aconselhar-me algum tratamenro ou algum produto que possa melhorar o seu aspecto e também melhorar a qualidade das unhas..obrigado e boa sorte

    ResponderEliminar
  2. A composição química da unha é dependente das glândulas endócrinas que regulam o metabolismo destes sais minerais.
    A unha contem: - Queratina, formada por aminoácidos (cisteína, metionina e arginina);
    - Agua; - Sais minerais, principalmente colesterol e ácidos gordos (ácido oleico); - Sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, etc.)
    Vimos que as unhas acusam regimes alimentares pobres em determinadas substâncias.
    Vejamos quais os alimentos recomendados para que as unhas se tornem saudáveis e bonitas.
    Cálcio - Indispensável á constituição da unha: podemos encontra-los no leite seus derivados, peixe e os crustáceos (santola, lagosta, etc.)
    Iodo - Indispensável ao crescimento da unha e podemos encontra-lo no peixe do mar, crustáceos, produtos á base de algas, espinafres, etc.
    Ferro - Tem um papel fundamental a oxigenação dos tecidos. Encontramo-lo principalmente nos espinafres, legumes secos, frutos secos, fígado e gema de ovo.
    Cobre - Encontramo-lo nos produtos do mar, fígado e espinafres.
    Silício - Leguminosas.
    Nas vitaminas:
    • Vitamina A - Torna as unhas sólidas e ajuda no crescimento. Encontra-se na manteiga, leite completo, fígado, legumes verdes, cenouras, tomates e também nos óleos de peixe.
    • Vitamina B – (grupo) – Actuam evitando certas afecções da pele e faneras.
    Encontram-se no gérmen de trigo, leveduras de cereja, gema de ovo, etc.(B2- equilibra o sistema nervoso;B12 – anti-anémico; B6 – Indispensável à assimilação das proteínas.
    • Vitamina C – Aumenta a resistência do organismo às infecções. Ajuda na formação dos ossos, dentes e tecidos e do tecido conjuntivo. Tonifica também os vasos sanguíneos. É-nos fornecido na sua grande parte pelos legumes e frutos frescos.
    • Vitamina D – Importantíssima, ela permite a fixação do cálcio no organismo através dos raios solares.

    Resumindo ter uma alimentação equilibrada, variada e saudável poderá manter todo o seu metabolismo em prefeita sintonia.

    ResponderEliminar