terça-feira, 5 de maio de 2009

Massagem terapêutica Shiatsu








Massagem terapêutica Shiatsu


Idioma japonês, shi-dedo, atsu- pressão A massagem Shiatsu proporciona uma prática de reeducação física e mental através da sensibilização de todos os pontos energéticos do nosso corpo, na busca de uma saúde plena e satisfatória. A fim de obter o reequilíbrio foram desenvolvidas diferentes técnicas paraeliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia.

Shiatsu significa, literalmente, "pressão com os dedos". Assim, deve entender-se que a pressão digital é a principal técnica deste tipo de massagem originária do Japão, que baseia os seus pressupostos na antiga Medicina Tradicional Chinesa. Esta técnica terá sido introduzida no Japão há cerca de 1.500 anos, tendo sido inicialmente apenas utilizada como técnica de relaxamento.
É uma técnica que combina a massagem com a pressão nos pontos de acupunctura chinesa.
Uma das formas mais praticadas é a Massagem Shiatsu Seitai, que incorpora movimentos de alongamento e fricção para estimular a circulação linfática e sanguínea. Neste tipo de massagem, a zona abdominal é particularmente importante. A Massagem Shiatsu Seitai foi desenvolvida por Kiyoshi Kato no século passado. Este tipo de massagem é tonificante, o que significa que estimula a energia e que movimenta fluidos. À semelhança da
massagem tailandesa, a massagem shiatsu seitai é praticada no chão, com roupa e em cima de um pequeno colchão.
De uma forma geral, este método de massagem visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo. A massagem Shiatsu implica o conhecimento dos meridianos (linhas energéticas) do corpo, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa.
A massagem Shiatsu é praticada exercendo pressão controlada sobre os fluxos energéticos através dos meridianos, em pontos específicos, para desbloquear e estimular a energia. O Deslizamento e alongamento poderão ser auxiliados por óleos vegetais
e óleos essenciais. O terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos e os cotovelos para aplicar a pressão.
A quem se destina
A Massagem Shiatsu é geralmente aconselhada para pessoas stressadas ou em convalescença. Mas pode ser utilizada por qualquer pessoa que esteja à procura de bem-estar, e desde que não apresente qualquer contra-indicação para a massagem.

Principais beneficios
· Reequilíbrio energético;
· Tonificação muscular;
· Estimulação do sistema imunitário;
· Estimulação do sistema nervoso e sanguíneo;
· Maior flexibilidade articular;
· Reduz os efeitos de perturbações digestivas;
· Favorece o relaxamento;
· Bem-estar imediato.

Não é recomendado a situações como:
. Doenças contagiosas;
. Fracturas;
. Varizes ou como terapêutica única de Cancro
. Gravidez











3 comentários:

  1. Olá!
    Gostaria de saber qual a melhor massagem para eliminar a celulite de forma eficaz...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. gostaria de saber qual os passos para uma boa desmaquilhagem obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Pode começar por fazer um tratamento em casa,que é o seguinte:
    Utilizar diariamente um creme anticelulitico ou adelgaçante e fazer uma a duas vezes exfoliação corporal.A massagem para estes casos deve ser profunda,mas suave.Há que estimular a circulação sanguínea progressivamente ,relaxando,amassando e dispersando essea nódulos, sem no entanto exagerar.
    A massagem nunca deve ser dolorosa.Recomenda-se a prática de exercício físico moderado,mas que executado com regularidade irá estimular a circulação sanguínea.Os banhos de parafina e a sauna são também um excelente auxiliar,pois ambos libertam o corpo de tóxinas,para além de premitirem uma melhor absorção dos produtos,cosméticos e terapeuticos.Aliado a tudo isto,uma boa alimentação.
    Espero que consiga os resultados desejados .

    ResponderEliminar